News

Amada Massa tem 130 assinantes, que recebem toda semana um ou dois pães recém-saídos do forno

Amada Massa

É uma iniciativa de reparação social que tem como intensão colaborar com a construção de autonomia através de apoio e de geração de renda para pessoas em vulnerabilidade. Sua base é um Clube de Pães na cidade de Porto Alegre/RS.

O Clube de Pães

Através da assinatura mensal, a pessoa assinante fermentadora opta por 01 ou 02 pães por semana e escolhe se quer retirá-los nos pontos de coleta ou recebê-los no seu endereço*.

Os Pães

O pão tradicional do clube pesa 500g. Feito artesanalmente com farinha de trigo orgânica, fermentação natural, água e sal marinho. Rola ainda o pão da semana, também com farinha orgânica e 500g. Pães de batata doce, aipim, milho, beterraba, couve e abóbora são alguns que já foram oferecidos às assinantes.

A Multiplicação e a Geração de Renda

Na primeira fase da inciativa, a cada 2 pães financiados por pessoas fermentadoras assinantes, 1 é produzido e destinado para pessoas em situação de rua realizarem a venda e gerarem renda.Na segunda fase, instalamos nossa cozinha de produção próximo as pessoas em situação de rua, que passam a produzir os pães e gerar renda diretamente a cada nova assinatura.Dez pessoas fazem parte da iniciativa e podem, dependendo do número de assinaturas, ter acesso tanto à venda quanto à produção dos pães.

O Sistema e a Rede

Além das fermentadoras assinantes, o clube conta com o apoio de iniciativas, estabelecimentos e pessoas que cuidam da facilitação da produção, logística, comunicação, escuta e todas as demais tarefas necessárias para fazer a Amada Massa acontecer.

Acolhimento e Construção de Autonomia

Assim como em todas as pessoas, existe uma complexidade na vida de quem tem trajetória ou está em situação de rua. Gerar renda é apenas uma parte do processo de fortalecimento dos indivíduos.Buscamos a prática de medidas que possibilitem a redução de danos, maior organização e autonomia. As pessoas em situação de rua participantes recebem acolhimento pelas pessoas que compõe a rede de apoio da Amada Massa. Baseados nas práticas de Comunicação Não-Violenta, pretendemos investigar as possibilidades de fortalecimento das pessoas a partir de processos de escutas semanais.      

www.amadamassa.com.br

Se você tem a chance de fazer o bem, então o faça